Sábado, 27 de Abril de 2024

Atrações no Canal do YouTube

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Rating 4.46 (176 Votes)

Fortunato Câmara de Oliveira

Fortunato Câmara de Oliveira
Resumo Biográfico
Nome de Guerra Fortunato
Patente/Registro Capitão Aviador / BO-16658
Nascimento 14/01/1916, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Falecimento 02/04/2004, Rio de Janeiro (RJ) - Brasil
Função Piloto de Combate
Promoções N/D
Condecorações Cruz de Aviação Fita A, Cruz de Aviação Fita B, Campanha da Itália, Campanha Atlântico Sul, Ordem do Mérito Aeronáutico, Mérito Santos Dumont, Air Medal com 02 palmas e Presidential Unit Citation (EUA).
Treinamento Orlando, Panamá, Suffolk e Itália
Família Fortunato vem de uma tradicional família militar. Seu pai, sendo Marechal do Exército Edgar de Oliveira e sua mãe, Acyndina Câmara de Oliveira. Casou-se em 18 JUN 1938 com Edna Soter de Oliveira e tiveram 02 filhos. Ivan e Edna Lúcia, que lhes deram 05 netos, Renata, Danielle e Clarice, do filho Ivan. Ricardo e Leonardo da filha Edna Lúcia. E seus bisnetos; Alexis, Rafael e Lucas. Além destes, o "vovô" Fortunato tinha ainda os netos "do coração", Ana, Silvia e Bruno, filhos de Marcos e Edna Maria.

História

Ao regressar ao Brasil, foi comandante do 2º Grupo de Bombardeio Leve, (A-20), chefe da seção de operações do 1º COMAR, Divisão de Ensino e outras funções. Foi autor do compêndio "Memento Sobre As Formações Táticas dos Caças Diurnos e Caças - Bombardeiros". Por vários anos as táticas aéreas, apresentadas nesse memento, foram adotados na FAB, só havendo algumas alterações no surgimento dos aviões de propulsão a Jato. Foi reformado no Posto de Major Brigadeiro. Artista plástico de renome, reconhecido com vários prêmios a seus desenhos, charges,ilustrações, xilogravuras e quadros. Publicou vários livros com ilustrações - alguns infantis, outros didáticos - e executou inúmeras capas de livros. Entre suas obras, destacam-se os livros de charges "Santos-Dumont" e a história ilustrada da criação do símbolo "Senta a Pua", intitulada "De como vovô virou avestruz", dedicado aos netos dos veteranos da caça.

Piloto de combate e Comandante da esquadrilha azul, tendo completado 56 missões de guerra. Sua primeira missão foi em 31 OUT 44 e sua última em 09 MAR 45. Foi afastado do vôo, por motivo de saúde. Em 24 MAR 45, regressou ao Brasil. A ele foi creditada a destruição de um avião inimigo JU-88 no aeroporto inimigo de GHEDI, Itália. Foi o criador do emblema SENTA A PÚA!, do 1º Grupo de Caça.